logo-blick-FP.png

O que é Excesso de Confiança e como pode afetar nossas Finanças Pessoais?

 

 

Por Ronaldo de Souza, dez/2019

 

 

Olá, continuando a série de artigos sobre Finanças Pessoais, trago mais uma reflexão sobre o nosso comportamento quando se trata das nossas finanças.

 

O Excesso de Confiança é um viés que induz as pessoas a confiarem de maneira exacerbada em suas opiniões e conhecimento, o que ocasiona muitos exageros nas suas tomadas de decisão. Desta forma, sempre acreditam que estão totalmente corretos ao tomarem decisões financeiras.

 

O mais grave destas situações é que nestes momentos estas pessoas atribuem a terceiros ou fatores externos o insucesso destas decisões, se eximindo da responsabilidade, como se isto fosse mudar o resultado final.

 

Nas nossas vidas ocorrem muitas situações imprevisíveis e aleatórias, e por isso mesmo somos totalmente incapazes de ter qualquer tipo de controle sobre elas. Um grande erro que cometemos é acreditar que estamos isentos de que tais fatos que ocorrem com os outros possam acontecer conosco.

 

Você sabe o que é Colchão de Segurança?


É uma reserva financeira que todos devemos ter para nossa garantia em momentos de imprevisibilidade.

Todos deveríamos ter um valor aplicado para fazer frente a estas despesas não previstas, que podem sempre ocorrer com todos nós, a qualquer tempo.


Este montante deve ser definido individualmente, a sugestão é que considere suas despesas fixas, aquelas que você não pode deixar de pagar, excetuando lazer, assinaturas de pacotes combo e outros gastos com compras que podem ser cancelados ou mesmo adiados. Multiplique pelo número de meses que você imagina que poderá ter uma queda de receita ou renda, tanto por uma sazonalidade do seu negócio quanto pelas oscilações que você já conhece. Pronto, agora você já sabe o valor que deve ter aplicado em um produto de alta liquidez (permite resgate imediato, sem a perda da remuneração) e que a rentabilidade seja superior a da poupança.

 

Caso você não consiga um produto com estas características com o seu gerente de banco, há outras instituições que oferecem remuneração superior aos 70% do CDI, que é a atual remuneração da poupança.

 

O Colchão de Segurança é altamente necessário justamente para evitar o nosso erro recorrente de Excesso de Confiança ao acreditar que estamos isentos deste tipo de ocorrências. O pior é que quando elas acontecem, normalmente recorremos ao empréstimo bancário para suprir estas necessidades pagando muito mais do que o valor real, pois estará acrescido de juros. A consequência financeira pode ser desastrosa.

 

Nós podemos ter o bom hábito de acumular para realizar os nossos Projetos de Vida, que são eventos previsíveis e possíveis de planejar. Caso você não faça, deixo aqui mais um ponto de reflexão: como você reage quando não consegue realizar os seus projetos de vida, uma viagem, um curso, a troca de um veículo, compra de um bem, entre outros?

 

• reconhece que deveria ter feito diferente, acumulado recursos e aplicado para que gerassem renda?

 

• simplesmente você atribui a impossibilidade a fatores externos ou a outros que interferiram nos seus planos?

 

• vai buscar recurso nas instituições financeiras através de empréstimos com juros extorsivos que talvez não conseguirá pagar?

 

Outra questão a ser avaliada para minimizar o nosso Excesso de Confiança

está justamente na atitude de certas pessoas no que se refere a sua própria saúde. O Excesso de Confiança faz com que elas acreditem que pelo fato de que não estão sentindo nada, não precisam ir ao médico, fazer um checkup, monitorar o seu estado atual de saúde.

 

O resultado deste tipo de atitude pode ser descobrir a qualquer momento que tem uma patologia ou doença, que devido ao tempo evoluiu, e que poderia ter sido tratada de forma mais rápida, mais simples e menos dolorida, caso tivesse buscado saber mais sobre a sua saúde e como isto poderia afetar todas as áreas de sua pessoal, profissional etc.

 

Não fazer um seguro de vida ou mesmo um seguro em vida, acreditando na nossa total capacidade de continuarmos com boa saúde até chegarmos na nossa maturidade profissional, pode ser um grande erro.

 

Por mais que sejamos muito confiantes, acreditando que vamos conseguir estar preparados em todas as áreas das nossas vidas, garantindo o nosso futuro, dos nossos familiares e pessoas queridas que nos cercam e muitas vezes dependem de nós, o risco de algo não sair a contento é muito grande.

 

Você está realmente certo e totalmente seguro de que:

 

• vai acumular o dinheiro suficiente para viver até o último dia de vida sem necessitar depender de filhos, governo ou instituições de caridade?

 

• caso aconteça um imprevisto que te impeça de continuar a trabalhar e exercer suas atividades profissionais, você vai conseguir se manter financeiramente até os seus últimos dias?

 

• no caso de um acidente do provedor da sua família, caso não seja você, haverá recurso suficiente para fazer frente às despesas que advém com a ausência?

 

• caso você seja o provedor, está seguro de que com o risco da sua falta, sua família estará protegida, eles terão o suficiente para solucionarem todas as questões que envolvem o momento e o tempo pós ausência?

Novamente o Excesso de Confiança pode causar estragos avassaladores nas vidas das pessoas e famílias, justamente por não terem um plano de defesa para as adversidades da vida.
 

 

A independência financeira dever ser uma preocupação constante de todos nós, e devemos tomar atitudes corretas para não colocarmos em risco o nosso futuro e dos demais que fazem parte das nossas vidas. O nosso Excesso de Confiança faz com que acreditemos que estamos livres destes riscos, mas é justamente esta nossa postura ou viés comportamental que nos leva a confiar demais e negarmos o risco desta nossa atitude.

 

Você tem pensado nisto?

 

Como você tem se preparado para estas situações que podem se apresentar a cada um de nós a qualquer tempo?
 

Às vezes reagir pode ser tarde, o ideal nestes casos é prevenir, pois o custo é bem menor.

 

Faça a sua reflexão, se julgar que precisa de ajuda de profissionais da área, busque o quanto antes!